AUDITORIA TRABALHISTA APLICADA AOS RECURSOS HUMANOS

Como identificar não conformidades, avaliar riscos e prevenir passivos nas rotinas de RH e Departamento Pessoal

Capacitar profissionais de Recursos Humanos, Departamento Pessoal e áreas relacionadas a realizar uma auditoria trabalhista preventiva e estruturada nas principais rotinas da organização, identificando inconsistências, não conformidades e situações que possam gerar riscos ou passivos trabalhistas.

O curso apresentará, de forma prática, como planejar e executar uma auditoria, analisar documentos e procedimentos, avaliar contratações, jornada de trabalho, remuneração, benefícios, férias, afastamentos, rescisões e rotinas relacionadas à saúde e segurança do trabalho.

Ao final, o participante estará preparado para classificar os achados por nível de criticidade, construir uma matriz de riscos, elaborar planos de ação e acompanhar medidas corretivas, utilizando checklists, modelos e ferramentas aplicáveis à rotina profissional.

Mais do que identificar erros, a proposta é desenvolver uma atuação preventiva, permitindo que o RH reconheça e trate os riscos antes que eles se transformem em reclamações trabalhistas, autuações ou passivos para a organização.

Público

Profissionais de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, advogados, contadores, administradores, empresários, gestores, profissionais de compliance, consultores, profissionais de SST e demais interessados em prevenção de riscos trabalhistas.

Data

28/09/2026

Horário

10:00hs as 17:00hs

Local
Curso On line ao Vivo - , - - -

Incluso

Material Didático


Plantão Tira Dúvidas

Certificado

Conteúdo Programático

Fundamentos e Metodologia da Auditoria Trabalhista

    Conceito e finalidade da auditoria trabalhista;

    Auditoria preventiva, corretiva e de conformidade;

    Identificação e classificação dos riscos;

    Responsabilidades do RH, gestores, jurídico e demais áreas;

    Evidências e documentação da auditoria;

    Construção de checklists e matriz de riscos.

Auditoria das Contratações e Relações de Trabalho

    Documentação e procedimentos admissionais;

    Contrato de experiência e contratos por prazo determinado;

    Terceirização;

    Prestadores de serviços e trabalhadores autônomos;

    Contratação de pessoas jurídicas — “pejotização”;

    Elementos que podem caracterizar relação de emprego;

    Identificação preventiva de inconsistências contratuais.

Auditoria da Jornada de Trabalho

    Controle de ponto;

    Horas extraordinárias;

    Intervalos;

    Banco de horas;

    Escalas e descanso;

    Trabalho externo;

    Teletrabalho e modelos híbridos;

    Cruzamento das informações de jornada com folha e documentos internos.

Auditoria da Folha, Remuneração e Benefícios

    Salário e parcelas remuneratórias;

    Comissões e remuneração variável;

    Prêmios;

    Gratificações;

    Ajuda de custo e benefícios;

    Adicionais;

    Descontos;

    Conferência preventiva da folha de pagamento.

Auditoria de Férias, Afastamentos e Rescisões

    Auditoria das férias;

    Atestados e afastamentos;

    Estabilidades;

    Procedimentos disciplinares;

    Pedido de demissão;

    Dispensa;

    Documentação e conferência dos procedimentos rescisórios.

Auditoria de SST, NR-1 e Gestão de Riscos

    Integração entre RH, jurídico e SST;

    GRO e PGR;

    Identificação de riscos ocupacionais;

    Fatores de riscos psicossociais relacionados ao trabalho;

    Documentação, evidências e medidas preventivas;

    Auditoria das rotinas internas relacionadas à saúde e segurança.

Auditoria Trabalhista na Prática: do Planejamento ao Plano de Ação

    Planejamento da auditoria;

    Definição da amostragem;

    Levantamento documental;

    Entrevistas e verificação de procedimentos;

    Identificação das não conformidades;

    Classificação dos achados por criticidade;

    Elaboração da matriz de riscos;

    Plano de ação;

    Acompanhamento das medidas corretivas.

ATIVIDADE PRÁTICA — SIMULAÇÃO DE UMA AUDITORIA TRABALHISTA

Palestrante

Generic placeholder image
Adriano Jannuzzi Moreira
Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Direito Tributário pela Universidade Gama Filho e mestrado em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos. Cursando doutorado em Direito na Universidad Castilla-La Mancha, na Espanha. Delegado de Protección de Datos pela Universitat Politècnica de Catalunya. Curso de Factores de Naturaleza Psicosocial na Universitat Politècnica de Catalunya, na Espanha. Curso de Solución Alternativa de Conflictos na Universidad de Talca, no Chile. Curso de Implantación de un sistema de gestión de PRL OHSAS 18.001 na Universitat Politècnica de Catalunya. Curso de Fiscalização Tributária e Defesa do Auto de Infração pela SODEPE Brasil. Curso de Metodologias Avançadas para a Gestão de Pessoas pela Active Educação e Desenvolvimento Humano. Curso de Participação no II Seminário das Diretrizes Jurídicas Brasileiras promovido pelo Diretório Acadêmico Orozimbo Nonatto. Curso de Direito Empresarial no Novo Código Civil pelo Praetorium. Curso de Lubrificação Básica pela Cia Brasileira de Petróleo Ipiranga. Curso de Atualização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Oficina Jurídica. Curso de Direito Material do Trabalho pela Escola Judicial da Associação dos Juízes Classistas de MG - 3ª Região. Curso Terciárización, derechos de los trabajadores y responsabilidad empresarial pela Universidade de Castilla-La Mancha. Curso La coordinación de actividades empresariales pela Universidade de Castilla-La Mancha. ISO - 39.001. Sistema de Gestión de Seguridad Vial pela Universidade de Castilla-La Mancha. Certificação em Formas Alternativas de Solução de Conflitos pela Universidade de Valencia (Espanha) e pela Universidade de Talca (Chile). Formação acadêmica de gestão: Conselheiro da TrendsInnovation pela Inova Business School. Diretor fundador do IBGPAT (Instituto Brasileiro de Gestão de Prevenção de Acidentes de Trabalho). Participação no II Programa do Conselheiro TrendsInnovation oferecido pela Inova Business School, no Brasil. Atuação docente: Professor de Direito na Faculdade Arnaldo. Professor convidado na pós-graduação lato sensu da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Instrutor nas áreas trabalhistas, de proteção de dados e tendências de inovação e gestão na Soluções em Treinamento e Desenvolvimento Empresarial (Sodepe Brasil). Professor no programa de capacitação de gestão de relações trabalhistas e proteção de dados da Unimed. Atualmente Diretor Jurídico e Controller do Grupo Bel, com 47 anos de tradição na distribuição de combustível e lubrificantes.